Fátima Medeiros (E) num Seminário em Porto Alegre - RS |
A Cooperativa tornou-se conhecida no País e internacionalmente com o desfile de moda do famoso estilista Renato Loureiro, na inauguração da passarela na BR-356 (Belo-Horizonte e Rio de Janeiro) com roupas feitas pelas cooperadas. O evento ocorreu dia 1º de Abril de 2006.
Segundo a Presidente e Fundadora da Cooperativa Fátima Medeiros, a instituição foi criada com objetivo de dar oportunidade de emprego a mulheres de baixa renda familiar e escolaridade do bairro Jardim Canadá. Essas mulheres viam na cooperativa, a oportunidade de ganhar mais dinheiro naquilo que elas sabiam fazer, que era arte de costurar bem e tambem a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. A Coscanadá, em parceria com o Branco do Brasil, oferecia curso de computação para as costureiras através do Telecentro Fátima Medeiros, que ficava no interior da instituição.
A cooperativa tambem tinha uma escola de modas, na qual ela tambem dava oportunidade as mulheres mais jovens de comecar na carreira de modelo e manequim.O desfile da primeira turma formada pela escola aconteceu na inauguração da passarela da BR 356, saida para o Rio.Neste evento todos desfilaram, inclusive Fátima Medeiros, Presidente da Cooperativa.
Apesar desse reconhecimento, infelizmente a Cooperativa fechou suas portas. A falta de recursos financeiros, incentivos ficais por parte do poder público e sem espaço físico para colocar as máquinas de costura foram os principais motivos para o seu fechamento. Ela esteve em atividade no período de 2004 a 2008.
Fátima Medeiros, presidente da Coscanadá, lamenta o fim das atividades. Ela se dedicava de corpo e alma a cooperativa.
Esta cooperativa está ativa? Preciso contratar facção para produtos de moda feminina, com urgência.
ResponderExcluirContatar Marcus
31-2555-8138 e 9152-9061
marcqnt@yahoo.com.br